Eu vou começar a discorrer pelo Mal-entendido, é importante que assim seja porque abre as portas para o melhor entendimento dessa questão. Existe um mau entendido que procura confundir liderança com manipulação e muitos se aproveitam disso para generalizar. Mas existem lideranças saudáveis e existem lideranças despóticas. Aqui vamos procurar esclarecer isso um pouco.
É claro que nem eu e nem nenhum líder de juízo e guiado por Deus desejará ter um exército de “zumbis” nos seguindo. Não preciso dizer as pessoas que estão sob a minha liderança que não me cultuem, se eles(as) de fato estiverem sob a minha liderança já sabem disso há muito tempo. Mas temos que considerar alguns fatores.
O acentuado espírito de orfandade que existe e cresce em nossos dias causa um desconforto em alguns quando percebem alguém com uma paternidade bem resolvida, honrar seus líderes em diferentes situações. Comumente um órfão irá considerar alguém que desenvolve a prática da honra como um(a) bajulador(a), mas isso se explica facilmente pelas características de uma pessoa com marcas de orfandade. Algumas delas são: Sempre desejam ser os protagonistas, dificilmente prestam contas, quase que nunca conseguem elogiar publicamente um líder seu, tem falta de identidade como filho de Deus, Insegurança e medo constante, Isolamento e independência extrema, dificuldade em confiar nas pessoas e em Deus, rejeição e medo de rejeição, perfeccionismo e desejo de aprovação, ciúme, inveja e competição, Sentimento de abandono. Essas são algumas delas.
Paulo aparece nas páginas do Novo Testamento como alguém bem resolvido e não evita dar instruções aos seus seguidores que sigam a ele, como exemplo. “sejam meus imitadores como também eu sou de Cristo”1 Co 1:11 e depois ele afirma :De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. 1 ts 1:6, e mais uma vez ele exorta os filipenses 3: 15. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.
A Honra é uma marca do povo de Deus, mas as vezes a falsa modéstia, e o espírito desse mundo distorce isso e as pessoas se esuivam até de recebe a honra devida, alegando humildade.
Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Rm 13:7
A Bíblia contém várias passagens que destacam a importância de honrar líderes espirituais, incluindo pastores, bispos, presbíteros e outros que servem na liderança da igreja. A honra a líderes espirituais não se trata apenas de respeito verbal, mas envolve atitudes de reconhecimento, apoio material e oração por eles.
A Bíblia nos ensina sobre a importância de honrar os líderes espirituais
Se a Bíblia nos ensina a fazer isso, não devemos desviar seu propósito e assumir uma postura defensiva como quem se protege de receber honra. Se você é um(a) líder, deixa eu te dizer algo, se você for um líder de verdade, terá liderados de verdade e assim eles, as vezes antes de você, conhecem as suas limitações e irão lhe ajudar nessa jornada da liderança. Conheço casos em que os liderados se anteciparam e cuidaram de seu líder. Eu mesmo, há alguns anos me vi em um estado de quase “burnout” e minha equipe identificou e cuidou de mim. Eles sabem que você não é super-homem ou mulher maravilha. Se não sabem, é porque não se permitem ser liderados por você. E aí amigo(a), você nada pode fazer.
1.1 Timóteo 5:17-18
2. Hebreus 13:17
3.1 Tessalonicenses 5:12-13.
4. 1 Coríntios 9:11-14
5. Efésios 4:11-12
Déspotas, esses existem
Sabemos que existem líderes que são déspotas, e o comportamento despótico são atitudes e ações de indivíduos que exercem o poder de maneira autoritária, tirânica e opressiva, sem levar em consideração os direitos, liberdades ou necessidades daqueles sobre os quais exercem tal poder.
Características do comportamento despótico
1. Autoritarismo: Indivíduos despóticos tendem a impor suas vontades.
2. Controle total: Déspotas buscam controlar todos os aspectos da vida de outros indivíduos,
3. Desrespeito pelos direitos alheios: Uma característica fundamental é a violação dos direitos e liberdades individuais.
4. Falta de empatia: Mostram pouco ou nenhum interesse pelas necessidades e sentimentos dos outros.
5. Punição e intimidação: Em vez de promover um ambiente de diálogo e cooperação, os indivíduos despóticos recorrem à intimidação
6. Culto à personalidade: Líderes despóticos tentam criar um culto à sua própria personalidade, onde se promovem como figuras infalíveis, heroicas ou indispensáveis.
Na Bíblia, encontramos diversos exemplos de líderes que exibiram comportamentos despóticos.
Faraó do Egito
Nabucodonosor (Rei da Babilônia)
Acabe (Rei de Israel)
Saul (Rei de Israel)
…
Os déspotas na Bíblia são exemplos de líderes que abusaram de seu poder, tratando os outros com crueldade e desprezo pela justiça. A Bíblia ensina que a verdadeira liderança deve ser marcada pela justiça, humildade e obediência à vontade de Deus, e que os líderes que falham em seguir esses princípios enfrentam severas consequências.
O que significa honrar os líderes?
À luz das Escrituras, vai além de palavras de respeito e inclui ações práticas que demonstrem apreciação por seu trabalho e dedicação. Isso pode se manifestar de várias maneiras:
Respeito e obediência: Ouvir e seguir as orientações espirituais dos pastores, reconhecendo sua autoridade dada por Deus para liderar a igreja.
Oração: Orar regularmente por seus pastores, pedindo a Deus sabedoria, proteção e força para que eles possam continuar a conduzir a igreja de acordo com a vontade divina.
Apoio financeiro: Ajudar os pastores a sustentar-se financeiramente, para que possam dedicar-se integralmente ao ministério sem preocupações materiais, conforme ensinado em passagens como 1 Timóteo 5:17-18 e 1 Coríntios 9:14.
Encorajamento: Oferecer palavras de incentivo e apreciação pelo trabalho árduo que realizam, mostrando gratidão pelo tempo e esforço investidos na edificação espiritual da igreja.
Facilitar seu trabalho: Viver de maneira que os pastores possam liderar com alegria, cooperando com eles nas tarefas da igreja, em vez de causar-lhes dificuldades desnecessárias.
O trabalho dos pastores é cuidar do bem-estar espiritual da congregação, e a igreja, por sua vez, deve mostrar gratidão e reconhecimento pelo sacrifício e dedicação desses líderes. Ao honrar os pastores, os cristãos também honram a Deus, que os colocou em posição de liderança.
Miguel Uchoa
Bispo Anglicano
Primaz do Brasil
Diocesano de recife
Deão da PAES @somospaes