fca-logogafcon_logo_enlarged_0

Para: Os  fiéis do movimento GAFCON e amigos

Do: Arcebispo Nicholas Okoh, Metropolita e Primado de Toda a Nigéria e Presidente, do Conselho de Primazes do GAFCON

Meu querido povo de Deus,

Você, que traz boas novas a Sião, suba num alto monte. Você, que traz boas novas a Jerusalém, erga a sua voz com fortes gritos, erga-a, não tenha medo; diga às cidades de Judá: “Aqui está o seu Deus! ”  Is 40:9

Na semana passada eu estava em Chicago onde com  alegria e privilégio pude fazer parte da Assembleia Geral da Igreja Anglicana da América do Norte. Este grande encontro de mais de 1.400 bispos, clérigos e leigos foi um evento verdadeiramente histórico. Por iniciativa do GAFCON, em menos de dez anos, surgiu uma nova Província Anglicana forte, unida e espiritualmente vigorosa. Agora, por sua vez, tornou-se a plataforma de lançamento para um novo trabalho com a sagração do bispo Andy Lines como bispo missionário para a Europa.

Juntaram-se muitas pessoas de todo o mundo, incluindo onze primazes anglicanos. Então, no meu sermão na sagração de Andy Lines, eu consegui dizer: “Lembre-se que você não está sozinho. Você não se enviou. Todas essas pessoas aqui vieram dizer: “Amém” para a missão que lhe foi confiada. “Tivemos uma sensação maravilhosa do que a Comunhão Anglicana pode se tornar, uma parceria verdadeiramente global no evangelho que é capaz de” levantar Sua voz “sem confusão e sem fazer concessões.

Chicago foi, portanto, um anteprojeto do que podemos esperar em Jerusalém quando reuniremos em junho de 2018 no décimo aniversário da fundação desse grande movimento e a publicação da declaração de Jerusalém. Nosso tema é “Proclamar Cristo Fielmente às Nações” e os convites estarão sendo enviados este mês. Esperamos com grande ânsia para outro encontro maravilhoso enquanto nos reunimos na verdadeira comunhão sob a Palavra de Deus e no poder do Espírito de Deus.

Como uma família global, não queremos que ninguém seja excluído por falta de recursos. Buscaremos financiar algumas bolsas para aqueles que estão em necessidade real e exorto aqueles que são abençoados materialmente, seja como províncias, dioceses, paróquias ou indivíduos, para serem generosos para que nossa comunhão  não seja prejudicada.

GAFCON começou em 2008 como o meu antecessor, o arcebispo Peter Akinola, descrito como uma “missão de resgate” para a Comunhão Anglicana. Esse resgate não se limitou à América do Norte. Ainda há muito a fazer porque a história está se repetindo em outras partes do mundo, como demonstrou a recente capitulação da Igreja Episcopal Escocesa para as ideias seculares sobre o casamento.

O ensinamento falso é inquieto e implacável, e a própria Igreja da Inglaterra está em grave perigo espiritual. É muito a lamentar que tenha havido muito mais preocupação com a alegada “fronteira” do que sobre o desprezo da Palavra de Deus que fez necessário um bispo missionário. De fato, o Bispo de Edimburgo, que apoiou fortemente a adoção da Igreja Episcopal Escocesa do “casamento” do mesmo sexo, foi convidado como convidado de honra para a reunião geral do Sínodo Geral da Igreja de Inglaterra em julho.

Embora a posição jurídica da Igreja da Inglaterra sobre o casamento não tenha mudado, sua compreensão da moral sexual tem. As relações do mesmo sexo, que foram descritas pela Resolução Lambeth I.10 de 1998 como “incompatíveis com a Escritura”, agora recebem aprovação ao mais alto nível. Por exemplo, Vicky Beeching, cantora, compositora e ativista que defende o casamento homossexual foi homenageada com o prêmio Arcebispo Thomas Cranmer, em uma cerimônia no palácio de Lambeth.

A necessidade do GAFCON  salvaguardar a integridade e a clareza da missão anglicana global é tão urgente quanto já foi. Nosso chamado não deve ser conformado, mas ser transformado. Um mundo de observação precisa saber que os anglicanos são definidos, antes de tudo, pela fidelidade à Palavra de Deus. Pela graça de Deus, demonstraremos que a determinação como nos reunimos em Jerusalém para ser anunciador das boas novas de Jesus, o Filho de Deus e nosso Salvador.

Revmo.  Nicholas D. Okoh

Arcebispo, Metropolitano e Primaz de Toda a Nigéria e Presidente, do GAFCON