Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

Jesus Cristo

O mundo viu mais um mito se despedir dessa dimensão da vida. Nelson Mandela o sóbrio guerreiro entregou seu espírito e descansou eternamente. Eternamente também será lembrado como aquele que acreditou ser possível que a justiça acontecesse vinda das mãos de líderes políticos, governantes, sistemas econômicos e sociais.

Mas será que de fato foi assim que ele partiu? com essa convicção? creio que não, sua longa existência o mostrou que naquele discurso de posse como presidente da África do Sul após tantos anos da brutal segregação racial e que ele, como primeiro presidente negro dizia crer que estava se estabelecendo algo que seria um exemplo para a humanidade… lamentavelmente não aconteceu e não dá sinais de acontecerá tão cedo.

Lamentavelmente não foi, não tem sido e parece que dificilmente será um bom exemplo para a humanidade. Mandela sonhou como todos temos o direito de sonhar, mas foi incapaz em sua humana limitação de imputar nos líderes e também no povo Sul Africano a grandeza de seu coração, a ternura de sua alma e a capacidade de mudar, que ele mesmo mostrou saindo de um guerrilheiro que defendia as armas para um pacificador paciente que convivia com seus adversários políticos sem o rancor tão característico nesse meio.

Lamentavelmente, a classe política da África do Sul fez crescer o abismo social que é maior hoje que no período do apartheid.

Lamentavelmente, existe uma casta de negros abastados que ascenderam por via da política e especialmente da corrupção que está em alto índice no ranking mundial.
Lamentavelmente Nelson Mandela não viu seu sonho se tornar realidade onde um governo justo traria para a população negra miserável da África do Sul os benefícios que somente os brancos tinham. Soweto continua sendo uma realidade.
Lamentavelmente, ele viu a perpetuação no poder de um partido único que tem trazido imensos malefícios para aquela nação, sonho de alguns políticos brasileiros que hoje enxergam o sol pelas grades.
Lamentavelmente por essas e por outras tantas razões eu tenho que dizer quem não acredito em qualquer sistema, governo ou instituição que levante a voz para dizer que sua ação transformará a sociedade.

Recentemente fiz uma escala em Johanesburgo, fiquei naquele imenso e moderno aeroporto onde pude atestar o que vi a mais de uma década atrás, apenas negros nas funções mais baixas. Tenho noção que a Ascenção leva tempo, mas parece que o tempo está demorando muito para essa nação.

A África do Sul precisava e precisa de outros “Nelsons Mandela” que com o seu mesmo espírito pudesse de fato transformar aquela sociedade. Aquela nação precisa muito mais do que um convívio pacífico entre negros e brancos, muito mais do que o fim da segregação racial, precisa avançar para amenizar a imensa segregação social que também nos afeta como brasileiros.

Somente acredito que homens e mulheres, tomados pelo Espírito de Deus, seguindo as palavras de Jesus de Nazaré sejam capazes de promover o bem diante de toda a falibilidade das intenções humanas. A maldade do Ser Humano só se quebranta diante da grandeza de Deus.

Por isso, não acredito em nada que não seja tomado pela verdade de Jesus Cristo!